21
Jul 10

 

 

Com o intuito de dar a conhecer um pouco melhor os alteltas do nosso Clube, iniciamos a rúbrica “Dorsal Dourado”!


Este espaço tem como principal objectivo, através de uma curta entrevista, conhecer as “estórias” que de uma forma ou de outra marcaram os atletas, o seu palmarés e resultados, bem como o tesouro de valores ocultos inerente a cada um deles e que os faz brilhar sempre que envergam o seu Dorsal; falamos da preserverança, espírito de sacrifício, força de vontade, coragem, entreajuda e amor à camisola, sempre temperados com uma boa dose de saudável loucura!

CAB - Abrimos as “hostilidades” com o actual Vice-Presidente da Direcção do Clube de Atletismo da Barreira, Jorge Agostinho, um dos mais conhecidos e conceituados atletas do Clube e da Região;

Jorge Agostinho (J.A.)Antes de mais, gostaria de transmitir que me sinto lisonjeado pelo convite efectuado pelo Miguel Saraiva (editor /redator deste blog), para fazer uma entrevista em prol dos meus 26 anos de atletismo.

Na certeza porém, nesta actividade todos nós temos uma ascensão, passamos por obstáculos difíceis de ultrapassar, são muitos os altos e baixos, mas é sempre com grande amor à camisola, muita carolice e muita persistência que conseguimos vencer!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 – CAB: Há quantos anos corre?

J.A.: Comecei a correr em 1984, portanto já lá vão 26 anos.

2 - CAB: Como era correr nessa altura? Quais as diferenças mais evidentes para os dias de hoje?

J.A.: Bom, era do tipo treinar ao sábado para correr no domingo! Eu ainda sou daquele tempo que quando saía para treinar, ouvia comentários do tipo; “Ó malandro, vai trabalhar!”

Hoje há todo o tipo de informação, há mais divulgação e outras mentalidades e ninguém anda no atletismo para brincar, daí que hoje em dia se treine quase diáriamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 - CAB: Neste momento está retirado das competições por uma questão de lesões. Até onde sonhou poder um dia chegar e que projectos ainda tem na manga?

J.A.: De facto, ao longo destes anos todos, tenho sido traído por diversas lesões que me obrigaram a deixar algumas provas por realizar ou simplesmente a fazer tempos mais modestos, mas são os ossos do ofício!

Quanto a projectos, como nesse campo ainda nada ganhei, gostaria de participar num campeonato de veteranos ou mesmo fazer uma prova de 100 klms.

4 - CAB: Qual a vitória ou resultado que mais gozo lhe deu?

 

J.A: No meu modesto currículo, sempre me senti um atleta de pelotão, embora já tenha vencido 8 provas, se calhar algumas à volta do coreto (risos), mas vitórias, são sempre vitórias!

 

Mas em resposta à pergunta, certa vez estive alguns dias na Alemanha e no espaço de uma hora, ganhei duas corridas! Efectivamente, 15 minutos depois de vencer a primeira prova de 4 klms com o tempo de 13:33, faço a segunda prova de 8 klms e acabo igualmente por vencer com 28:15! Foi uma pequena loucura que me deu um gozo especial!

Recordo igualmente o 2º lugar da geral na prova nocturna de 50 klms (Serra da Malcata) com um tempo de 4h12mts, mas sem dúvida que vitória das vitórias foi o 1º lugar na Maratona de Montanha TransEstrela em 2000 com o tempo de 3h33mts!

5 - CAB: E negativamente, qual a prova que nunca mais há-de esquecer?

J.A.: Graças a Deus, neste aspecto não tenho razões para queixar, ao fim de tantos anos, nunca desisti em prova alguma e também nunca fui o último! No entanto, deixo aqui um registo que se passou numa Maratona (Serra da Estrela) em pleno Agosto. Por volta dos 25klms, seguía num grupo de 4 atletas junto com 2 dos meus irmãos e lutavamos por um lugar dentro do top 10, quando fomos surpreendidos por uma tremenda tempestade e um forte nevoeiro que nos fez perder do trilho certo do percurso da prova. Resultado, andamos perdidos na serra cerca de 3 horas e meia, passando por grandes dificuldades no meio de perigosas escarpas e outras situações ameaçadoras ocultas pelo nevoeiro onde não faltou o muito frio e o medo que todos sentimos, mas safamo-nos!

 

6 - CAB: Quantas maratonas já fez, qual foi a primeira e qual a sua preferida?

J.A.: Até à data, conto com 32 Maratonas concluídas e 5 Ultra-Maratonas de 50klms. Apesar de tantas Maratonas, foram sempre disputadas entre 3 provas; Lisboa, Porto e Badajoz!

A primeira foi em Lisboa onde fiz o tempo de 2h46mts.

Das preferidas, tenho uma grande saudade da de Lisboa quando fiz 2h41mts, mas adoro fazer a de Badajoz ou regressar à TransEstrela!

 

7 - CAB: Quais as principais lacunas encontradas em provas portuguesas?

Acho que é a falta de sensibilidade das pessoas que são qualificadas (?) e colocadas em pelouros do Desporto, que deveriam ter o papel de incentivar, cooperar e colaborar com quem organiza eventos desportivos com amor à camisola, mas teimam em não dar apoios suficientes para se poder apostar nas camadas jovens, estou a falar dos 8 aos 88!

Outro aspecto negativo e que desincentiva alguns atletas, são os prémios monetários que por vezes são mal distribuidos.

 

8 – CAB: Notamos que Portugal perdeu protagonismo a nível internacional relativamente a atletas de elite no que respeita a fundo e meio fundo. No entanto, está a dar-se um fenómeno interessante no que respeita a atletas de pelotão, chegando estes, já a alguns milhares em algumas provas. Como tem visto esta evolução?

J.A.: Evolução propriamente, não direi, mas sem dúvida que estamos a fazer alguma prevenção. Temos muito mais atletas mas os tempos são mais lentos, isto falando dos amadores como é claro.

 

9 – CAB: Com tanta experiência no Atletismo, que conselhos poderá dar às jovens promessas do Clube?

J.A.: O primeiro passo está dado, é vestir a camisola do Clube. Depois, é necessário espírito de sacrifício, traçar objectivos e dar tempo ao tempo que os resultados vão surgindo com naturalidade. Se possivel, devem recorrer a um técnico ou treinador que vos oriente e acompanhe.

10 - CAB: Conte-nos uma história engraçada ou caricata que tenha acontecido consigo ou que tenha presenciado na sua vida de atleta!

Pelo lado caricato, já referi anteriormente aquela situação na Serra da Estrela. Pelo lado positivo foi sem dúvida no decorrer de mais uma Maratona de Montanha… logo nos primeiros quilómetros, vi toda a concorrência fugir, era um grupo de 8 atletas onde ía o nosso amigo Silvino.

Este grupo foi tão rápido que  quando chegou ao ponto de retorno, cerca dos 21klms, não havia nenhum elemento da organização no local e daí…foram em frente, seguindo umas fitas para passeios turísticos.

Vinha eu um pouco mais atrás, a cerca de 8mts deste grupo, quando cheguei ao mesmo local de retorno onde já se encontravam os elementos da organização que me indicam para virar à esquerda. Em jeito de brincadeira perguntei quantos atletas íam à frente e logo me responderam que eu era o primeiro!?! Achei piada…nisto, passo por um Pastor mais à frente e faço a mesma pergunta, mas a resposta foi que ali ainda não tinha passado ninguém! Bom, pensei que se calhar o Pastor estaria ali há pouco tempo e segui viagem!

Chego ao klm 25 para abastecimento  e sou informado que era o primeiro! Foi uma surpresa total! Eu desconhecia o paradeiro do grupo da frente mas pensei logo que aqueles tipos se tinham perdido! Ainda faltavam 17klms para o final e pensei para mim; “Àh pernas, para que vos quero?”. Entrei logo em stress mas aos poucos, num misto de ansiedade e maturidade ía dizendo para mim; “…força Jorge, hoje podes fazer história e ganhar uma Maratona…” e quilómetro a quilómetro, serrei os dentes e consegui cortar a linha de meta em primeiro lugar com o tempo de 3h33mts! Lembro-me que ganhei 2 libras e meia em ouro como prémio!

No ano seguinte, lá estava eu na linha de partida com o Dorsal nº 1 ao peito, neste caso, um verdadeiro Dorsal Dourado!

 

 

5 perguntas curtas!

Um atleta? Rosa Mota

Um treinador? Rafael Marques

Uma distância? Maratona (42,195mts)

Uma prova de sonho? 100klms

A corrida numa palavra? Paixão

 

 

Palmarés de Jorge Agostinho:

5 klms – 16:40

10 klms – 34:50

15 klms – 52:47

20 klms – 01:09:00

21,1 klms – 01:14:45

42,2 klms – 02:41:10

50 klms – 04:12:15

 

Dorsal Dourado:

8 Vitórias

32 Maratonas

5 Ultra-Maratonas de 50 klms

2º Classificado Ultra-Maratona Serra Malcata (50klms)

Vencedor Absoluto da Maratona de Montanha TransEstrela

 

Curiosidades:

8 Maratonas numa época

Nunca desistiu

Nunca foi o último classificado

Publicado por C.A.B. às 10:00
Grande atleta e um amigo brincalhão.
Aguardo o seu regresso ao plutão para disfrutar da sua companhia, se for devagar.
Um abraço
Victor Ferreira a 21 de Julho de 2010 às 16:36
Em primeiro lugar uma "salva de palmas" para a iniciativa "Dorsal Dourado"!
É motivo de orgulho pertencer a um clube com valores individuais que para além de "O" representarem a correr, primam por dar a conhecer de forma tão nobre todas as "estórias" que passo a passo consubstanciam um capítulo do Livro "Clube de Atletismo da Barreira".
Parabéns ao autor deste Best-Seller, Exmº Sr, Miguel Saraiva! Risos...
Em segundo lugar, "tiro o meu boné" ao Jorge Agostinho, com um palmares invejável, reflexo da sua força de vontade, espírito de sacrifício e sobretudo amor à camisola nesta modalidade que abraçou há longa data. Sem dúvida um bom exemplo a seguir!
Por último, deixo uma palavra de alento para que rapidamente volte ás corridas, na medida do possível, já que uma lesão o tem privado de fazer uma das coisas que mais gosta na vida. Força Jorge! espero poder ver mais vezes o "sorriso" que vi ontem, depois de conseguires matar saudades durante alguns minutos. Boa recuperação e bom regresso!
Sara de Brito a 21 de Julho de 2010 às 20:07
Dorsal dourado: ideia espectacular.
Atleta inicial e grande amigo: simplesmente espectacular.
Fotografias de todos os jovens: putos espectaculares.
Clube da barreira: grande e espectacular.
Os irmãos e todos (as) (os) atletas: espectaculares.
Amigos: espectaculares.
Não deixem nunca morrer nem sequer desfalecer as memórias, o presente, o clube e a amizade.
O meu abraço grande, emocionado e húmido, talvez seja do suor, praa todas as forças vivas e à história.
Daqui, aproveito, também vai um abraço para o Algarve e França.
António Silvino a 21 de Julho de 2010 às 21:23
Parabéns Jorge pela longa carreira, espero na próxima época poder partilhar contigo alguns kms nesses trails, trilhos, maratonas ou quem sabe nos 100 km (também um sonho antigo).

Saudações Trailianas
José Brito
José Brito a 22 de Julho de 2010 às 17:35
Imprensa - Notícias

Diário de Leiria - 17/02/2016 - Campeonato Distrital Corta-Mato Pedreiras 2016 -

Diário de Leiria - 4/02/2016 - Ultra Abutres 2016 -

Diário de Leiria - 26/11/2015 - X-Mas Trail 2015 -

Região de Leiria - 26/11/2015 - Circuito Montanha -

Jornal de Leiria - 26/11/2015 - Circuito Montanha -

Diário de Leiria - 25/11/2015 - Circuito Montanha -

Região de Leiria - 19/11/2015 - KM Vertical -

Região de Leiria - 19/11/2015 - KM Vertical -

Jornal de Leiria - 19/11/2015 - KM Vertical -

Diário de Leiria - 17/09/2015 - Trail Lapedo -

Diário de Leiria - 3/09/2015 - GP Vieirense -

Diário de Leiria - 25/06/2015 - Trail Reixida -

Jornal de Leiria - 25/06/2015 - Trail Reixida -

Região de Leiria - 25/06/2015 - Trail Reixida -

Região de Leiria - 4/06/2015 - Maratona Montanha -

Jornal de Leiria - 4/06/2015 - Maratona Montanha -

Diário de Leiria - 3/06/2015 - Maratona Montanha -

Região de Leiria - 30/05/2015 - 25º GP Barreira -

Região de Leiria - 7/05/2015 - Trail Corno Cabra -

Diário de Leiria - 24/04/2015 - Enduro Trail Ribafria -

Diário de Leiria - 16/04/2015 - Maratona Trail Almourol -

Jornal de Leiria - 9/04/2015 - Maratona Trail Candeeiros-

Região de Leiria - 9/04/2015 - Maratona Trail Candeeiros -

Diário de Leiria - 8/04/2015 - Maratona Trail Candeeiros -

Diário de Leiria - 26/03/2015 - Maratona Badajoz -

Jornal de Leiria - 26/02/2015 - Off-Road Barreira -

Região de Leiria - 26/02/2015 - C. Mato Batalha -

Diário de Leiria - 26/02/2015 - C. Mato Batalha -

Jornal de Leiria - 12/02/2015 - C. Mato Arunca -

Região de Leiria - 15/01/2015 - Cross Laminha -

Região de Leiria - 18/12/2014 - Sara de Brito -

Região de Leiria - 11/12/2014 - KM Vertical -

Diário de Leiria - 4/12/2014 - KM Vertical -

Jornal de Leiria - 4/12/2014 - KM Vertical -

Diário de Leiria - 6/11/2014 - 15K Vermoil -

Região de Leiria - 6/11/2014 - Circuito Calcário -

O Praticante - 4/11/2014 - Circuito Calcário -

Diário de Leiria - 24/10/2014 - Maratona Montanha -

Região de Leiria - 23/10/2014 - Maratona Montanha -

Região de Leiria - 22/10/2014 - Maratona Montanha -

Diário de Leiria - 26/06/2014 - Trilhos Reixida -

Região de Leiria - 19/06/2014 - 1/2 Maratona Leiria -

Jornal de Leiria - 19/06/2014 - 1/2 Maratona Leiria -

Região de Leiria - 22/05/2014 - Ultra Trail S. Mamede -

Diário de Leiria - 21/05/2014 - Ultra Trail S. Mamede -

Diário de Leiria - 11/04/2014 - Maratona Trail Almourol -

Região de Leiria - 10/04/2014 - Maratona Trail Almourol -

Diário de Leiria - 28/03/2014 - Maratona Badajoz 2014 -

Diário de Leiria - 27/03/2014 - C. Mato Pedreiras -

Região de Leiria - 27/03/2014 - Maratona Badajoz 2014 -

Jornal de Leiria - 27/03/2014 - Maratona Badajoz 2014 -

O Templário - 27/03/2014 - 3 Léguas Nabão 2014 -

Diário de Leiria - 6/02/2014 - C. Mato Pombal 2014 -

Região de Leiria - 6/02/2014 - C. Mato Óbidos 2014 -

Diário de Leiria - 5/02/2014 - C. Mato Óbidos 2014 -

Jornal de Leiria - 11/12/2013 - II Leiria X-Mas Night Trail -

Jornal de Leiria - 4/04/2013 - Maratonas CAB -

Diário de Leiria - 7/02/2013

O Ribatejo - 12/07/2012

Região de Leiria - 6/04/2012

Portomosense - 19/01/2012

Diário de Leiria - 30/09/2011

Diário de Leiria - 08/09/2011

Região de Leiria - 01/07/2011

Revista Atletismo - 01/06/2011

Região de Leiria - 13/05/2011

Diário de Leiria - 12/05/2011

Diário de Leiria - 11/05/2011

Região de Leiria - 06/05/2011

Região de Leiria - 05/02/2011

Região de Leiria - 04/02/2011

Diário de Leiria - 27/01/2011

Região de Leiria - 19/01/2011

Diário de Leiria - 28/10/2010

Diário de Leiria - 20/10/2010

Região de Leiria - 08/10/2010

Jornal das Caldas - 19/08/2010

II TNLO 2010 - 15/08/2010

Gazeta Caldas - 13/08/2010

Diário de Leiria - 05/08/2010

O Setubalense - 4/08/2010

Diário de Leiria - 22/07/2010

Diário de Leiria - 01/07/2010

Diário de Leiria - 07/06/2010

Diário de Leiria - 26/05/2010

Porta da Estrela - 30/08/2005

arquivos
Apoios

3-AGRICORTES.jpg

16-RUNNING 7.jpg

14-TERMOCOMPO4.jpg

Patrocinadores



Links Sports


Adidas

Nike

Asics

Salomon

Mizuno

Mizuno

NewBalance

Calculadora de Ritmo Massa Corporal
Pesquisar